Como importar um carro

Se tem espírito aventureiro e pretende fazer a aquisição/importação do seu próximo veículo, deixamos-lhe aqui algumas dicas, que o podem ajudar a evitar alguns erros.

É vulgar em conversas com amigos dizerem-nos que "tal viatura custa X" na Alemanha, preço que geralmente é interessante. Certo. Mas...

Dica 1: O preço que aparece na página dos sites como o mobile.de ou outros, não é, por regra, o custo final que o carro vai custar.

É preciso não esquecer que esse é o preço anunciado da viatura na Alemanha, ou noutro país. A acrescentar a esse preço terá necessariamente alguns custos, sejam os relacionados com a logística (viagens ou transportadora), sejam os relacionados com serviços e documentação indispensáveis (seguro internacional, matrículas de trânsito, inspecções, certificados, homologações, registos). E isto presumindo que o preço anunciado está correto. Nem sempre está. Por erro ou de propósito, atenção às letrinhas pequeninas.

Conselho: Faça bem todas as contas ao que terá de gastar antes de avançar.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Através dos nossos serviços poderá solicitar apoio na contabilização de todos os custos para que possa decidir a aquisição da viatura com a certeza do que vai gastar.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
A experiência tem-nos demonstrado que quem importa sem o nosso apoio acaba muitas vezes por gastar um valor superior (e certamente corre mais riscos) pois os nossos serviços, através dos protocolos, know-how, experiência, e preços justos, permite concretizar as operações logísticas e administrativas necessárias à importação com custos optimizados; já para não falar que poderemos prevenir alguns erros que, por vezes, saem caro e que sozinho terá que investir muito mais tempo - que também é dinheiro. 

A melhor recomendação que lhe podemos deixar é, fale connosco, preferencialmente antes de comprar o veículo, pois é nesse ponto que acontecem a maioria dos erros que podemos ajudar a prevenir.

Dica 2: Nem tudo o que parece é:

Há pessoas que escolhem importar um veículo, através de um website, que parece estar num estado que lhes agrada, e depois quando o vêem ao vivo, questionam-se se é o mesmo. E na maioria das vezes é, mas as fotografias podem enganar pois raras são as fotografias que mostram, por exemplo, as manchas nos estofos, determinados riscos etc. 
Por outro lado, se não conhece a língua alemã, ou inglesa, ou francesa, tenha atenção a determinadas palavras-chave que encontra nos anúncios.
Por exemplo, nos anúncios alemães, é fundamental ter atenção ás seguintes palavras, sem prejuízo de outras obviamente:
Unfallfrei (Sem acidentes), ou Unfall (Acidentado) Schaden (Estragado, Avariado), Kundenauftrag (Em estado de retoma)

Conselho: Peça fotografias de grande resolução, do exterior, do interior, do motor e estranhe se tal não lhe for facultado. Analise com atenção o anúncio.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Com a nossa experiência de pesquisa, podemos ajudá-lo a filtrar opções, escolher o veículo de acordo com determinados critérios que lhe interessem, bem como podemos fazer deslocar um técnico ao local para verificar "in loco" a viatura, e fazer um relatório de visita, com registo fotográfico dos danos encontrado. Um relatório independente, pode ajudá-lo, e muito, na decisão sobre o negócio e na negociação.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Escolher um veículo através da Internet sem qualquer experiência, é um risco que pode pesar-lhe na carteira. Através do serviço importmycar prestamos-lhe a necessária consultoria, para algumas questões que por vezes podem passar despercebidas a quem está a fazer este negócio pela primeira vez.

Nota: Já perdemos a conta aos clientes que "salvámos" antes de fazerem o pagamento de uma viatura num anúncio fraudulento, ou mesmo no caso de anúncios verdadeiros, ao prevenirmos questões importantes, antes da concretização da compra. Infelizmente também já aconteceu clientes chegarem a nós só depois de já terem efetuado um negócio que, o qual, infelizmente, descobriram depois ser fraudulento, ou sendo verdadeiro, que algo não era como pensavam, ou faltava este ou aquele documento importante. 

Dica 3: Não confie cegamente no vendedor

Por muito grande que seja a operação, ou muito simpático que seja o vendedor, e por muito boa conta que tenha o país em questão, tenha atenção a todos os pormenores. Lembramo-nos de um caso que se passou connosco, há muitos anos. Fomos comprar um Porsche Boxster que estava por um preço interessante, no Sul da Alemanha.
Não sendo um preço excessivamente abaixo, o que por si só seria de desconfiar (ver próxima dica) parecia ser “o tal” bom negócio. Como não conhecíamos o comerciante em questão, resolvemos pedir primeiro as tais fotografias de grande resolução as quais mostraram que o carro parecia estar realmente em bom estado.
Depois perguntámos ao vendedor qual a origem do carro, se tinha tido acidentes, entre outras questões, sempre importantes.

O vendedor, sempre muito simpático, enviou imensas fotografias, informou que o carro tinha tido apenas um dono, não tinha tido qualquer acidente, e tinha um ano de garantia.

Depois de nos dirigirmos a Nuremberga, lá vimos a viatura, estacionada exactamente no mesmo sítio onde estava nas fotografias.

Depois de um test-drive de 2 ou 3 km, e uma inspecção ao carro, estávamos prontos para assinar o contrato. Como era tarde, ficou tudo agendado para o dia seguinte.

No dia seguinte vemos pré-assinaladas no contrato duas referências em "letrinhas pequeninas", que indicavam que o carro tinha sido de aluguer, e que essa entidade, era...uma escola de condução…em Itália.

Ou seja, realmente o carro tinha sido de apenas um dono, mas esse dono era uma rent-a-car; portanto o carro tinha passado pelas mãos de diversas pessoas, entre as quais, provavelmente, uma série de "maçaricos" que andaram a tirar a carta num Porsche, na bela Itália.

Tenha muita atenção a todos os pormenores. Esta é apenas uma das muitas situações que podem acontecer.

Conselho: Confirme por escrito com o vendedor as questões relativas à origem do carro, o registo de acidentes, anteriores proprietários, e garantia. Nem sempre será fácil. Claro que uma vez no país de exportação, se algo não estiver de acordo com o que lhe informaram, pode sempre desistir da compra, mas não se esqueça que a Alemanha, por exemplo, é um país grande, e se os planos que tinha não correrem bem, irá perder tempo e dinheiro na procura de outro carro que lhe agrade.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Com muita experiência. O quotidiano também nos ensinou a prever determinadas situações, difíceis de prever a quem vai importar pela primeira vez. Por vezes, a simples possibilidade de recorrer a nós para tirar dúvidas ou pedir conselhos já é meio caminho andado para uma compra mais descansada e mais segura.

Dica 5: Revendedores menos recomendáveis...

Na Alemanha, como noutro qualquer país, existem stands fictícios, vendedores sem escrúpulos, feiras de automóveis não muito bem frequentadas, enfim, alguns verdadeiros perigos para a sua saúde e carteira, coisa que nenhum carro vale.
Na maioria das vezes essas feiras servem para os comerciantes despacharem veículos que tiveram acidentes. Existem fortes probabilidades de o carro quando cá chegar possa não passar na inspecção porque tem o chassis defeituoso ou coisa do género.

Hoje em dia existem também as versões cibernéticas dos esquemas antigos. Uma outra história: aqui há tempos um potencial cliente contactou-nos e pediu-nos que o apoiassemos na contratação do transporte e legalização de um veículo que iria comprar em Inglaterra, uma carrinha BMW 320d. Entrámos em contacto com o vendedor, que era um particular, e, uma das primeiras coisas que fizémos foi solicitar a cópia dos documentos de identificação do mesmo. Qual não foi a nossa surpresa quando ao abrirmos os ficheiros com esses documentos, nos deparámos com a fotografia de um dos comediantes mais famosos do mundo. Enfim, não só tentam enganar as pessoas como parecem querer fazê-lo com uma grande dose de humor. Bastou essa fotografia para percebermos que tudo o resto seria provavelmente uma grande mentira, e, de facto, verificada toda a outra documentação, nada "batia certo".

Conselho: Não embarque sozinho para uma qualquer terra qualquer, com os bolsos cheios de notas.
E muito cuidado se decidir fazer negócios em feiras de automóveis, por mais conhecidas que essas feiras sejam. É um risco que não compensa na maioria das vezes.
Vá ver o carro sem o maço de notas no bolso, e antes de se deslocar a um qualquer stand confirme no registo comercial alemão o historial do comerciante. Verifique bem toda a documentação. E cuidado com os "negócios da china". Se for bom demais para ser verdade, provavelmente não é verdade.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Já sabemos quais os comerciantes que praticam os melhores preços. É nesses que concentramos a nossa pesquisa. Também já estamos treinados e temos procedimentos em curso para evitar erros e fraudes. Não estamos livres de sermos enganados mas muitos anos que prevenimos estas questões e implementámos procedimentos que procuram reduzir ao máximo que tal possa acontecer.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Avançar acompanhado será sempre melhor do que sozinho, e com o nosso preço fixo, não há surpresas.

Dica 6: Óptimo preço

Já mencionámos os nossos amigos que vêem ter connosco e mostram preços excepcionais que viram na Internet?
Em tempos, um conhecido nosso, muito experiente na importação de automóveis, ainda antes da Internet (década de 80), quando começou a importar carros, através da Internet, disse o seguinte: nunca se pode comprar um carro que apareça na primeira página de resultados de um site, quando o filtro estiver no preço. Essa primeira página, já para não dizer as duas primeiras páginas, têm na maioria das vezes, carros batidos ou com outros problemas, e daí estarem a um preço muito interessante.

Claro que isto é uma regra que tem excepções, e hoje em dia a primeira página por vezes já tem filtros para evitar essa questão, mas é bom ter presente este aspeto.

Por vezes uma simples leitura é suficiente para detectar esses problemas. Se não sabe ler o idioma do anúncio, não se entusiasme só porque viu um preço óptimo.
Se vir palavras como Engine Defect, Getriebe Probleme, Unfall, então, a não ser que seja proprietário de uma oficina de reparações, esse automóvel, provavelmente, não lhe interessa.

O principal problema acontece quando essa informação nem sequer é indicada e depois a meio da viagem de regresso apercebe-se que o carro está a vibrar demasiado.
Ou pior ainda, depois de chegar a Portugal, na primeira chuvada, fica com o carro cheio de água por dentro…(estas 2 situações aconteceram a duas pessoas que se aventuraram demasiado, e não eram assim tão inexperientes)

Conselho: Desconfie do óptimo preço. Os mercados são iguais em todo o lado, e ninguém gosta de fazer maus negócios. Se o preço está muito abaixo do normal nesse mercado, será por alguma razão.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Com relatórios de visita, com check-ups, com análise do histórico, com filtragem nos vendedores, e uma série de verificações adicionais que, no seu conjunto, permitem descobrir e filtrar os negócios que não fazem sentido.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Porque o vamos apoiar na realização de uma série de procedimentos que permitem prevenir uma série de questões prejudiciais.

Quando um determinado preço lhe chama a atenção, depois de ler cuidadosamente o mesmo, deve prestar atenção à informação do próprio vendedor.
Se o vendedor do automóvel é particular, para além do risco que é comprar um automóvel sem garantia (um particular não é obrigado por lei a dar-lhe essa garantia), deve indagar de imediato qual o método de pagamento.

Se o vendedor de alguma forma sugerir imeditamente metodologias para resolver todo o negócio, sem qualquer risco para si...provavelmente é tudo falso.
Alguns esquemas mais elaborados envolvem inclusive a criação de sites que aparentam ser de transportadoras de automóveis, com sistemas de “tracking” onde o vendedor até lhe envia o número de “tracking” onde depois pode inserir num formulário online, e é informado que o automóvel é proveniente de tal sítio e que se destina a tal sítio.
Claro que, assim que enviar o dinheiro, nunca mais vai ouvir falar do vendedor e o site em questão desaparece.

Existem outros esquemas ainda mais elaborados e infelizmente já conhecemos quem tenha caído neles, apesar de se considerar extremamente diligente. Não interessa se o vendedor é Alemão, Sueco, Dinamarquês, Turco, Italiano ou Espanhol. Esquemas existem em todo o lado e poderá ser um engano com consequências indesejáveis achar que só porque o vendedor é de um país que considera "evoluído" o negócio é real ou sério.

Como evitar estes problemas na importação do seu carro?
Antes de mais deve analisar com muito cuidado os veículos com os preços mais baixos. Comece por ler muito bem o anúncio a nível de características, e depois indague o vendedor sobre o método de pagamento, e só então passe para a fase seguinte.
Na maioria das vezes estes anúncios não trazem grandes contactos, e a conversa é geralmente mantida por email.

Como o serviço importmycar.com resolve esta questão, na importação do seu carro?
Somos da geração da "internet" e temos muita experiência na análise dos anúncios. Temos alguma facilidade em perceber alguns sinais, mesmo que não óbvios, de negócios que não batem certo.

Dica 7: Navegue com o coração mas compre com a razão

Esta dica é um pouco subjectiva, mas mal não faz. Todos gostamos imenso de determinados automóveis ou motas, ou porque nos enchem o olho, ou por terem certa mística.
Contudo, se procura um carro para o dia-a-dia e não tem tempo nem dinheiro para passar metade da sua vida na oficina, é melhor optar por um veículo com uma manutenção económica e sem historial de problemas.

Conselho: Através da Internet pode aceder a diversos fóruns que lhe indicam os carros mais fiáveis, e/ou com as manutenções mais em conta. 

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Poderemos aconselhar a compra de determinadas viaturas em detrimento de outras, sempre tendo em atenção o seu interesse, entre outros fatores que poderão ser relevantes para si.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Porque conhecemos o mercado automóvel e podemos não só apoiar a compra do seu automóvel, como aconselhar uma compra adequada ao seu perfil.

Dica 8: Documentação

A burocracia em Portugal manifesta-se de diversas formas e uma delas é ao nível da documentação e sua tramitação. Mas também não é justo comparar a muito mais simples tramitação da documentação na Alemanha, onde a indústria automóvel representa algo que em Portugal não representa.

Consoante o país de aquisição os documentos necessários da viatura podem variar.

Conselho: Tenha atenção aos documentos. Em Portugal um mero certificado pode atingir preços verdadeiramente absurdos na casa das centenas de euros.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Para além da informação que prestamos ao nosso cliente, podemos sempre informá-lo no mais curto espaço de tempo de qualquer documento essencial em relação ao carro que pretende importar.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Porque lidamos com a legalização de automóveis e motas todos os dias e podemos apoiá-lo na obtenção dos documentos necessários bem como verificar a validade dos documentos que lhe forem apresentados.

Dica 9: Impostos e Seguro

O imposto automóvel varia consoante o tipo de veículo bem como a cilindrada e o número de anos do carro, entre outros critérios importantes como o co2. Mais um ano pode significar 1000 Euros a menos de diferença no imposto pelo que por vezes pode fazer mais sentido (consoante uma série de outros factores) comprar um carro com mais um ano e pagar menos esse valor.
Por vezes o 2700cc tem um melhor preço, mas será que depois compensa o que vai pagar em imposto automóvel? E no seguro do carro? E no IUC?

Outras vezes o co2 pode ser muito inferior devido a alterações num mesmo modelo com 2 ou 3 anos de existência o que significa que pode pagar menos imposto por um carro mais recente.

Para além do imposto automóvel é preciso ter atenção ao IVA que pode ser cobrado à chegada a Portugal em veículos que apesar de "usados" por já terem alguns km´s, são considerados novos para efeitos fiscais.

Conselho: Antes de se decidir calcule com exactidão os impostos que irá ter de pagar.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Poderemos informá-lo de todos os custos associados ou pelo menos estimados se não for possível precisar, de forma a que possa tomar uma decisão acertada e consciente, apoiar a sua decisão com base em simulações para diferentes opções, e de uma forma geral transmitir-lhe a prática mais comum ao nível das importações, quais os veículos mais importados, quais os que não fazem sentido, etc.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Porque o informamos e aconselhamos de forma a gastar o mínimo nos impostos, taxas e despesas associadas à importação.

Dica 10: Da Alemanha para Portugal

O carro que irá importar terá de chegar a Portugal, seja porque o vai conduzir, seja porque o entrega a uma transportadora.
Os seguros de trânsito raramente comportam assistência em viagem.
Ou seja, o seguro internacional, só lhe serve para danos a terceiros, nada mais.

Se optar por uma transportadora assegure-se que contrata uma empresa idónea. 

Por vezes, para poupar 100 ou 200 Euros pode ter uma surpresa desagradável. Como é que diz o ditado? O barato sai…?

Conselho: Se decidir guiar o carro até Portugal, tenha atenção que o seguro que é feito, junto com a matrícula de trânsito, pode não ter assistência em viagem. Ou seja, se pensa que o seguro é para sua protecção também, desengane-se.
Se a meio caminho tiver um problema daqueles graves, pode ver-se obrigado a pagar uma nota lilás (sabe qual é a lilás não sabe?) só pelo transporte do seu carro para uma oficina, já para não falar no preço da reparação do seu carro. Claro que se o tiver comprado a um comerciante sempre terá a esperança que o valor da reparação esteja garantido, mas é certo que terá de o desembolsar primeiro, e aguardar depois pelo reembolso. (ver dica garantias)

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Poderemos informá-lo sobre o método mais adequado, atendendo a localização do veículo e outros fatores relevantes para si.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Podemos indicar-lhe quais os procedimentos e boas práticas ideais para o seu caso.

Dica 11: Garantias

A lei Europeia confere uma série de direitos aos consumidores finais na compra de bens em segunda-mão.
No entanto entre a lei e a prática há muitos subterfúgios, certas garantias incluídas na venda não são válidas fora do país de venda, entre outras questões.

Conselho: Uma das opções é comprar o automóvel directamente num concessionário da marca que tenha garantia na europa. Nesse caso bastará deslocar-se a um concessionário da marca em Portugal, e, em regra, será mais fácil resolver qualquer questão. No entanto, hoje em dia, mesmo os concessionários têm muitas restrições e subterfúgios pelo que convém que a questão da garantia fique clara aquando da contratação.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Poderemos informá-lo sobre as questões que se têm colocado a este nível, ajudá-lo a obter a informação necessária etc, sugerir-lhe alternativas, etc.

Dica 12: Livro de revisões

Uma das palavras mais importantes a verificar nos anúncios que pesquisa é Scheckheft.
Significa que o carro tem o livro de revisões, ou pelo menos indica que está disponível até X km atrás.
Claro que, a diferença de preço de um carro sem o livro de revisões em dia é por vezes tentadora, contudo, nem sempre é uma boa opção.

Conselho: Se vai importar o seu carro, procure sempre aqueles que têm o livro de revisões em dia. Ao contrário de Portugal onde na Alemanha não é invulgar pois os automóveis são mantidos com mais cuidado. A diferença de preço pode justificar.

Como o serviço importmycar.com ajuda a resolver esta questão?
Sugerimos sempre a aquisição de veículos com o livro de revisões em dia, ou pelo menos com as revisões mais importantes realizadas.

Porque deve escolher o nosso serviço, para a importação do seu carro ou moto?
Porque este é um dos aspectos que nos preocupamos, para além de todos os outros já mencionados.
Só desta forma poderá fazer uma bom compra. Contacte-nos em caso de dúvidas.

Qualquer questão adicional não hesite em contactar-nos